Pois é, deparamo-nos com um novo desafio as alfaces foram visitadas pelo piolho da alface.
Como é nosso objectivo a prática de agricultura biológica, fomos á procura de soluções que sejam adequadas.
E assim descobrimos que a utilização do sabão de potássio diluído em água é indicado para controlo do piolho da alface bem como para lagartas e pulgões entre outros insectos. O alho diluído em água é um excelente anti-fúngico. O enxofre pode ser polvilhado para combater o aranhiço-vermelho nas plantas atacadas, entre outras coisas.
Descobrimos também que as joaninhas são terríveis predadores do piolho da alface ou afídeo verde. Um só exemplar pode devorar centenas destes nefastos insetos. Tentamos "contratar" umas dezenas destas criaturas lindissímas, mas de momento não se encontravam disponíveis.
Ficamos a saber que plantas como a hortelã-pimenta, a calêndula, os loendros e os sabugueiros atraem as joaninhas. Ficam desde já na nossa lista de plantas a adicionar á nossa horta.
Outras plantas, como o funcho, as alfazemas, as heras e até as silvas possuem o mesmo efeito de atracção sobre outros insectos predadores.
Existem também plantas que têm acção atraente ou repelente sobre determinadas pragas, como a saponária, que repele caracóis e lesmas, o tomilho-vulgar, que plantado na horta ou jardim, repele a lagarta da couve, o cravo-túnico e as chagas, que repelem a mosca-branca. Todas elas contribuem para a limitação natural destas pragas, sem que tenhamos de recorrer a pesticidas que são nocivos para a saúde e para o meio ambiente.
Como podemos ver, estes bichinhos que a olho nú parecem uma espécie de pó branco, adoram as alfaces tal como nós.
Decidimos utilizar sabão de potássio (aquele sabão vulgar que as nossas mães utilizavam para lavar a roupa no tanque) diluído em água.
Para preparar, utiliza-se 10 g de sabão para cada litro de água. Ferve-se água, deita-se num recipiente e adiciona-se o sabão. Depois deixa-se diluír completamente (se necessário mexer para ajudar a diluír). Próximo passo deixar arrefecer. Colocar num pulverizador e está pronto a aplicar.
Pulverizamos diretamente nas alfaces, não só nas que estavam visivelmente afectadas, mas em todas elas para que assim se previna a propagação do piolho. Ter em atenção para não aplicar debaixo de sol directo.
Uma aplicação deverá ser suficiente, mas se necessário repetir a pulverização nos dois a três dias seguintes.
No nosso caso uma pulverização foi suficiente.
Aqui estão as alfaces, algumas visivelmente machucadas, mas já completamente livres do piolho.
Fontes: Caldas naturais, Cantinho das aromaticas .
Olá, Rui
ResponderEliminarMuito bacana essa sua dica. Esse negócio de plantar outras coisas para prevenir e afastar as praguinhas acaba aumentando ainda mais a diversidade das hortinhas, né?
Essa semana plantei algumas sementinhas e já estou ansiosa para ver o que vai acontecer. Estou colocando as fotos no meu blog. Quando tiver um tempinho passa por lá: hortandocaseiramente.blogspot.com
Um abraço
Olá Luana,
ResponderEliminarÉ verdade criamos equilibrio no ecossistema e acabamos por ficar com mais abundância de plantas aromáticas que são sempre úteis.
Vou espreitar o blog
Abraço
Olá! Descobri por acaso este blog e estou a adaorar os progressos :)
ResponderEliminarUma das maneiras de evitar que as pragas se propagem é também não semear o mesmo tipo de planta conjuntamente, isto é no mesmo canteiro ter varias especies, uma vez que normalmente uma praga que goste de alface pode não gostar de lavanda e assim não continua a alastrar pelo canteiro fora. Eu também só aprendi isto há pouco tempo e tb ainda não coloquei em prática, mas dizem que dá bons resultados.
Rosário
www.sementeiradeideias.blogspot.com
Obrigado pela dica... e parabéns pelo seu blog!
ResponderEliminarAbraço
Boa noite. Hoje dei com 3 pés de alface seca. Descobri na raiz um bicho tipo minhoca com 2 a 3 cm, gordo. É uma horta tipo biológica, comunitária. Que devo fazer? Cumpts
ResponderEliminarOlá, pela descrição deve ser suficiente remover o bicho das suas alfaces e nos próximos dias vigiar para ver se não surge mais nenhum!
ResponderEliminarExcelente!
ResponderEliminarEra mesmo isto que eu precisava de ler.
Também tenho horta na varanda, sobretudo ervas aromáticas e aranhiços vermelhos invadiram a varanda inteira!! :-( Vou experimentar a água com o sabão (azul e branco, certo?). Obrigada
Sabao neutro de coco pode ser a solução. Cuidado com a hora da aplicação devendo ser no fim da tarde e com a concentração do sabão para nos danificar as plantas cultivadas.
EliminarObrigado
So uma dica. Nao sei se esses piolhos que vc fala é referente a foto.pois na foto é o mildio doença fungica que da nas alface diferente do piolho,
ResponderEliminarMais parabens pelo blog